Caso: Diretas Já


Há mais de 30 anos atrás, no dia 25 de janeiro de 1984, aniversário de 430 anos da cidade de São Paulo, cerca de 300 mil pessoas se reuniram na praça da Sé com o objetivo de demandar as eleições diretas para presidente, até então o maior ato político contra a ditadura em 20 anos. Porém, a rede Globo, que já estava há tempos ignorando as diversas manifestações que ocorriam por todo o país, mandou ao ar uma reportagem afirmando que a manifestação era apenas uma das solenidades em homenagem ao aniversário da cidade.


Devido ao tamanho e importância que a lutas das Diretas Já alcançou, e ao perceber que sua omissão diante dos protestos estava prejudicando sua credibilidade, a rede Globo se viu obrigada a cobrir a campanha, ainda assim sem aceitar as acusações de que teria omitido as manifestações. Mesmo com a mudança de atitude da emissora, esse erro histórico correu pelo mundo e até hoje ela sofre com as criticas em relação a sua conduta.

Recentemente, durante a comemoração de 50 anos anos da emissora, a Globo assumiu na televisão pela primeira vez seu erro na cobertura das Diretas Já, apesar de já ter admitido sua culpa na internet.

Texto: Amanda Nogueira

Nenhum comentário